Buscar
  • Alessandro Martins

Vale a pena pegar empréstimo na pandemia?

Durante a Pandemia micro e pequenas empresas estão tendo dificuldades em se manter financeiramente, é com isso que muitas optam pela opção de adquirir um empréstimo empresarial. Mas, será que realmente vale a pena pegar um empréstimo em meio a um momento de grande incerteza no país?


Antes de decidir se esse é o melhor caminho, é preciso primeiramente saber a real situação financeira de sua empresa, isto é, saber exatamente quanto ela tem a receber, quais são as contas a pagar e o saldo total disponível em caixa. Depois, é importante ter em mente e avaliar como a empresa vai conseguir pagar este empréstimo sem maiores prejuízos. Lembre-se: Para evitar o endividamento, o empréstimo só é aconselhado quando há a expectativa de uma entrada de receita igual ou maior que as despesas.


O empréstimo empresarial pode servir para pagar os salários dos funcionários e, com isso, evitar demissões. Além de ajudar os pequenos e médios negócios a ganharem tempo para reestruturarem suas finanças, uma vez que a empresa libera parte do seu orçamento para arcar com outros gastos de manutenção; para investir em novas estratégias de venda e de divulgação da marca ou para se organizar financeiramente para pagar o empréstimo.


Outro ponto a se considerar é que com este empréstimo pode-se pagar contas que ainda não venceram, possibilitando uma segurança futura e equilíbrio no fluxo de caixa. Além de proporcionar um tempo maior para montagem de estratégias.


Uma boa dica é aproveitar este crédito para investir no marketing da empresa para manter os clientes e captar novos. Isso será ótimo para que você monte uma rede de novos clientes que poderá contar ao fim da pandemia.


Agora que você já sabe que adquirir um empréstimo será um bom caminho para sua empresa, aqui vão algumas dicas úteis para superar a pandemia:


1- Seja criativo e inovador. Já pensou em adotar novos esquemas que se encaixem com a nova realidade? Por exemplo, algumas empresas adquiriram o home office, outras as entregas delivery… Reúna sua equipe e encontre soluções inovadoras que adaptem seus serviços à situação atual!


2- Procure fazer com que seus serviços se mantenham úteis mesmo ao final da pandemia. Algumas práticas comerciais podem ser adotadas definitivamente mesmo após a crise, como o caso das vendas onlines que tiveram um grande aumento desde o ano passado.


3- Invista em tecnologia para tornar o trabalho de seus funcionários mais eficiente. Existem várias plataformas boas que permitem uma comunicação melhor com a equipe durante a quarentena, para o caso de realizar reuniões ou até mesmo compartilhar documentos em massa.


4- Planeje-se para possíveis cenários econômicos diferentes. Você precisa estar preparado para todo o tipo de coisa que surgir. Pensar nas soluções para os problemas que podem vir a surgir com o tempo é uma maneira muito inteligente de evitar surpresas que prejudiquem seu negócio ao longo do caminho.


Certifique-se sempre de manter seu negócio útil durante a pandemia, mas não se esqueça que ela vai acabar, então sua empresa também precisa se manter útil após a crise passar.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo